Cirúrgicos

A Cirurgia Dermatológica é uma área de atuação da dermatologia que abrange procedimentos diversos, capazes de remover ou modificar a pele e o tecido celular subcutâneo, sejam eles diagnósticos, cirúrgicos, cosmiátricos ou oncológicos. Dentre os procedimentos realizados, podemos destacar: Curetagem, eletrocirurgia, cauterização química, criocirurgia, biópsias e exéreses.

  • Criocirurgia

    Refere-se ao uso de nitrogênio líquido a temperaturas muito baixas (-196°C) que provoca o congelamento das lesões cutâneas levando a destruição do tecido doente. É uma opção terapêutica adequada para tratar tumores cutâneos benignos, pré-malignos ou malignos.

  • Cauterização química

    Envolve a aplicação de uma substância cáustica ou ácida sobre a lesão, com objetivo de removê-la. Normalmente, usa-se a técnica para tratar queratoses actínicas, queratoses seborreicas, verrugas virais, granuloma piogênico (área sangrante que pode surgir após um trauma ou machucado na pele ou mucosa), entre outros problemas. Podem ser necessárias várias sessões, a depender do tipo de lesão tratada.

  • Eletrocirurgia

    É o emprego de uma corrente alternada de alta-frequência que destrói tecidos pela produção de calor e rotura mecânica. Pode ser usado no tratamento de lesões benignas, como verrugas, molusco contagioso, queratose seborreica, acrocórdon e fibroma mole.

  • Curetagem

    Consiste na remoção de lesões cutâneas através da raspagem com um instrumento chamado cureta.

  • Exérese

    A exérese é um procedimento realizado para remover completamente uma lesão da pele. O dermatologista, ao medir a área a ser removida, inclui, se necessário, uma margem de segurança que será enviado para análise patológica. Os procedimentos incluem desde tratamentos simples, como a remoção de pintas, sinais, cistos, lipomas, unhas encravadas, queloides e cicatrizes de acne, quanto técnicas mais especializadas para cirurgias de câncer de pele e cirurgias reparadoras.

  • Biópsia

    É um pequeno procedimento cirúrgico no qual se retira um fragmento da pele ou da mucosa para serem posteriormente submetidos a estudo em laboratório, visando determinar a natureza e o grau da lesão estudada, seja ela um tumor ou um outro tipo de dermatose.

Enviar mensagem
1
Olá, entre em contato para agendar sua consulta!