Exames
Confira os exames oferecidos na clínica. Clique em um deles para mais detalhes.
-
É um exame simples realizado por meio de fios que são conectados a eletrodos colocados na extremidade dos membros e sobre o peito. Estes eletrodos tem a função de captar a atividade elétrica do coração e transmitir para uma central que faz a leitura e transforma estes impulsos elétricos em um traçado (linhas).
A primeira inscrição do ECG é uma pequena onda chamada onda P, e tem a função de fornecer informações sobre a atividade elétrica nos átrios. Logo a seguir, um traçado maior, não arredondado, chama-se complexo QRS e reproduz a atividade elétrica ventricular. Finalmente, uma saliência chamada onda T, representa o período de recarga dos ventrículos repolarização) e tem a função de tornar o coração em condições do ser novamente estimulado. É através das mudanças na morfologia e na seqüência dessas ondas que os médicos determinam o diagnóstico das arritmias, assim como, de outras alterações do coração. Muitas vezes, as crises de arritmia são muito breves e o paciente nunca chega a tempo de realizar um ECG para determinar o diagnóstico, necessitando por isso, da realização de exames adicionais.
O exame é realizado da seguinte forma:
O paciente deve deitar-se numa maca, de barriga para cima, os eletrodos dos membros são fixados por braceletes e os do tórax por uma espécie de ventosa de borracha, permitindo aderência à pele sem o uso de agulhas ou outros instrumentos invasivos. Se o corpo do paciente tiver muitos pelos, para facilitar a captação desses estímulos geralmente é aplicado sobre a pele um gel condutor.Cada uma das derivações em que são colocados eletrodos capta a atividade elétrica das várias partes do coração (anterior, posterior, lateral esquerda, lateral direita). O traçado é mostrado na tela do computador e pode ser impresso em papel A4.
-
É um ECG contínuo, geralmente por 24 horas, enquanto o paciente realiza as suas atividades diárias. Para a sua realização, pequenos eletrodos são colocados sobre o peito do paciente e conectados por meio de um fio a um gravador, que fica preso à cintura do paciente. Enquanto o gravador registra os batimentos do coração o paciente deve anotar em um diário as suas atividades, e os sintomas que por ventura tenha sofrido, especificando de forma precisa os horários em que eles tenham ocorrido. Dessa forma, o médico terá como correlacionar os seus sintomas, com os traçados eletrocardiográficos.
O exame é realizado da seguinte forma:
A pele do corpo deve estar limpa, sem cremes e será livrada de seu engorduramento natural com álcool antes da colocação dos eletrodos. O número e a posição deles pode variar de acordo o tipo de aparelho utilizado. Estes eletrodos são conectados por fios a um receptor, preso ao cinto do paciente ou levado no bolso da sua camisa, o qual registra a atividade elétrica cardíaca durante todo o período em que está conectado. A pessoa monitorada deve fazer normalmente todas as suas atividades cotidianas, menos tomar banho. Geralmente os pacientes são solicitados a registrar suas atividades, bem como os horários em que possam ter ocorrido os sintomas, para que esses eventos sejam cotejados com os dados do Holter. Normalmente os eletrodos levam de dez a quinze minutos para serem colocados e cinco minutos para serem retirados. Quando o aparelho é retirado, os dados captados por ele são analisados por um computador, indicando os componentes que devem merecer um melhor estudo posterior. -
Algumas arritmias ocorrem de forma muito esporádica, de forma que a monitorização com o Holter geralmente não logra sucesso em detectar estes ritmos anormais. Nestas situações o Looper está melhor indicado por poder ficar com o paciente durante vários dias, possibilitando a gravação dos eventos associados aos sintomas através do registro utilizando o celular. Quando o paciente tem um sintoma que acredita ser por uma arritmia ele registra no exato momento o traçado em tempo real que faz uma gravação e envia para o médico.
O exame é realizado da seguinte forma:
Um monitor digital é entregue para o paciente que capta o traçado do eletrocardiograma no momento exato em que os sintomas acontecem e consegue mandar automaticamente por email ou salvar em pdf no próprio aplicativo do celular. O paciente coloca os dois polegares e o celular grava uma derivação de eletrocardiograma.Obs – O aparelho funciona se o paciente tiver um smartphone compatível ( Iphone ou Android)
-
Com a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) a pressão arterial é automaticamente medida e registrada a cada quinze minutos, nas 24 horas do dia, durante a vigília e o sono. Ela permite, então, analisar o comportamento da pressão arterial durante os vários eventos do cotidiano da pessoa e ainda torna possível avaliar a eficácia de tratamentos anti-hipertensivos, quando é o caso. O exame quase não apresenta desconforto nem interfere nas atividades rotineiras do paciente, as quais, ao contrário, devem seguir seu curso normal. A tomada da pressão arterial em vários momentos sucessivos do dia do paciente torna possível obter uma visão dinâmica do comportamento pressórico durante a vida do paciente e correlacioná-lo com as suas atividades.
O exame é realizado da seguinte forma:
O equipamento de monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) consta de um monitor, colocado na cintura do paciente e conectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira semelhante às dos aparelhos tradicionais de aferição da pressão arterial, a qual deve ser colocada preferencialmente no braço não dominante. Depois de instalado o equipamento, o paciente deve permanecer com ele durante 24 horas, pelo menos. Após as 24 horas, o monitor é retirado, os dados obtidos são levados a um computador e um programa especialmente construído para essa finalidade elabora um gráfico das pressões registradas. O paciente deve anotar num “diário de atividades” as ocorrências do seu dia (atividades, sono, sintomas, etc.), para que sejam cotejadas com os registros do monitor. É importante que o dia escolhido para colocação do equipamento seja representativo das rotinas do paciente e não um dia de atividades excepcionais. -
Porque o tilt test ou teste de inclinação é necessário?
Quando uma pessoa se levanta, os vasos sanguíneos no corpo se dilatam e o sangue se acumula nas pernas pela ação da gravidade. Isto diminui a quantidade de sangue que retorna para o coração e para o sistema nervoso (cabeça). Normalmente o corpo reage a isto com um leve aumento na frequência do coração e com uma constricção (O oposto da dilatação) dos vasos sanguíneos das pernas (O que facilita que o sangue volte para o coração e para a cabeça). Em algumas pessoas, nervos no coração podem causar uma resposta diferente, o retorno do sangue das pernas para o coração pode ser retardado mais ainda, causando queda na pressão arterial. Isto pode causar sintomas tais como tontura, zumbido. escurecimento visual, cansaço e até síncope (perda da consciência ou desmaio). Os sintomas normalmente ocorrem após exercício, estresse ou posição prolongada em pé. Em outras circunstâncias tais sintomas podem ocorrer sem razões tão evidentes, necessitando assim documentar o fato através de um tilt test. Estas condições são chamadas de síncopes neuromediadas. São frequentemente vistas em pacientes jovens sem nenhuma doença aparente no coração. As síncopes neuromediadas, não comprometem a vida, mas podem ser causas sérias de acidentes e traumatismos importantes. A respeito do TiIt-Test ou teste de inclinação O TILT TEST é uma forma segura de provocar a sincope neuromediada, no sentido de obter as informações necessárias para um tratamento completo. O paciente deve estar em jejum por até 6 horas antes do exame, que é realizado em uma sala especial, por um médico treinado especialista em eletrofisiologia, auxiliado por outros médicos e equipe técnica.
O exame é realizado da seguinte forma:
Quando você chegar à sala de exame, médicos, e auxiliares estarão presentes. O exame se inicia com o paciente deitado na maca. Colocam-se eletrodos na pele do tórax para monitorização dos batimentos do coração por cerca de 30 minutos. Neste momento também é verificada a pressão arterial, que será verificada várias vezes durante o exame. Nesta fase, o médico rotineiramente conversa com o paciente explicando novamente como será realizado o procedimento. Após os minutos iniciais, a maca será colocada em pé. (O paciente ficará em pé na maca). As seguintes medidas serão tomadas. Os batimentos do coração e a pressão arterial serão observados nesta posição. O médico irá perguntar se está tudo bem e se o paciente sentiu tontura, palpitações, ou qualquer sintoma que o paciente julgue importante. O paciente ficará nesta posição por cerca de 45 minutos. Após ficar em pé por tempo prolongado, o médico poderá optar por usar medicações específicas para fazer o coração bater mais rápido como se estivesse fazendo exercício. Após o término do exame, a maca será recolocada na posição deitada, liberando assim, o paciente. Após o Teste O paciente irá retornar para suas atividades normais sem nenhuma restrição. O resultado do exame será analisado para verificar a melhor maneira de tratar os episódios de síncope (desmaio). Poderá ser recomendado o uso de medicação, o que será explicado adequadamente pelo médico do paciente. -
O teste ergométrico (também chamado teste de esforço) é um teste que mede a frequência, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante um esforço físico gradualmente crescente feito por caminhar ou correr numa esteira rolante ou numa bicicleta ergométrica.
O exame é realizado da seguinte forma:
Neste tipo de exame o paciente é colocado a pedalar em uma bicicleta ergométrica conectado por fios enquanto seus ritmos cardíacos são monitorados. O paciente é colocado a desenvolver um esforço físico gradativamente maior durante o exame, de forma a se conseguir alcançar o desencadeamento de algumas arritmias. Muitas vezes as arritmias não são observadas, entretanto, por poder detectar alterações que podem ser as causadoras de muitas arritmias (isquemia, ou falta de oxigênio nas células do coração), é de grande valor no diagnóstico e acompanhamento destes pacientes. -
A Clínica presta serviço de atendimento aos colegas cardiologistas para leitura de laudos de Holter/24h via internet (41-3149-0822).
A Clínica presta serviço de atendimento aos pacientes portadores de convênios em cardiologia geral e arritmias cardíacas.
Mantemo-nos à disposição para discussão de casos em arritmias cardíacas por: makinoexames@gmail.com
-
O ecocardiograma transtorácico é um exame que utiliza ondas sonoras para criar imagens do coração. Essas imagens ajudam os médicos a avaliar a estrutura e o funcionamento do coração, sendo uma ferramenta importante no diagnóstico de problemas cardíacos.
-
O exame de Doppler de carótidas utiliza ondas sonoras para avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias do pescoço, chamadas carótidas. Essas artérias fornecem sangue ao cérebro, e o exame ajuda a identificar possíveis obstruções ou estreitamentos que podem aumentar o risco de AVC. É uma avaliação não invasiva e valiosa para a saúde cardiovascular.

Agende sua consulta
Contamos com uma equipe capacitada e equipamentos de ponta para ajudar você a cuidar da saúde da sua pele.